Colonoscopia

O Que É?

A colonoscopia é um exame do cólon, ou intestino grosso. A colonoscopia é semelhante a um outro tipo de exame chamado sigmoidoscopia, que olha apenas para a última parte do cólon. Para realizar a colonoscopia, o médico usa um instrumento chamado colonoscópio, que é um tubo de visualização flexível com lentes, uma pequena câmera de TV e uma luz em uma extremidade. Através de feixes de flexíveis de fibras de vidro (tecnologia de fibra óptica) e um pequeno vídeo chip de computador, o colonoscópio examina o interior do seu cólon e transmite imagens para uma tela de vídeo.

Durante a colonoscopia, o seu médico pode verificar a sua cólon para crescimentos anormais chamados de pólipos, sites de sangramento e para outras condições, tais como colite. O processo pode demorar até uma hora e é feito em um especial de endoscopia suite ou a área ambulatorial de um hospital. Embora o colonoscópio é lubrificado e se dobra facilmente, você será ligeiramente sedado para minimizar qualquer desconforto.

Para que É Utilizada

A colonoscopia é usado para examinar a mucosa do cólon. Isto torna-o útil em detectar câncer de cólon, pólipos, inflamação e outros problemas do trato gastrointestinal. A tela de rotina para câncer de cólon, o seu médico pode recomendar a colonoscopia a cada 7 a 10 anos. A colonoscopia deve começar mais cedo em pessoas com alto risco de câncer colorretal, devido a uma história familiar de câncer colorretal, doença intestinal inflamatória crônica ou de determinadas síndromes hereditárias, incluindo a polipose adenomatosa familiar. Regular colonoscopia em intervalos mais frequentes, também é recomendado para qualquer um que já teve um crescimento canceroso ou pré-cancerosas pólipos removidos do intestino.

A colonoscopia pode ser feito como um exame de acompanhamento após positivo sangue oculto nas fezes de teste. Ele também pode ser usado para identificar a origem do sangramento retal ou para confirmar que existem áreas de colite (inflamação do cólon), no caso de alguém que tenha sintomas.

Se o médico vê uma área suspeita durante a colonoscopia, ele ou ela pode usar um anexo no final do colonoscópio para tomar uma biópsia (pequena amostra de tecido) para ser analisada em um laboratório. Se um pólipo é encontrado durante a colonoscopia, o médico pode usar um aro de arame anexo para remover todo o pólipo, de modo que ela possa ser enviada para análise em laboratório.

Preparação

Seu intestino precisa estar vazio durante a colonoscopia para dar ao seu médico uma visão clara de sua parede intestinal. Para ajudar a esvaziar o intestino, o seu médico irá dar-lhe instruções específicas sobre o uso de laxantes dia antes do procedimento. Diferentes médicos podem recomendar diferentes laxante regimes, com ou sem enemas. Em alguns casos, você também vai precisar seguir uma dieta líquida por um a dois dias antes do procedimento, com um total de jejum (nada pela boca) após a meia-noite a noite antes do procedimento. O seu médico irá dar-lhe mais detalhes sobre a dieta quando você agendar o seu exame de colonoscopia. Porque você vai receber a medicação durante a colonoscopia, que pode fazer você se sentir sonolento, peça a um amigo ou membro da família para ajudar você chegar em casa do consultório médico.

Como É Feito

Você vai colocar em um vestido do hospital, e o médico assistente irá gravar seus sinais vitais, incluindo a temperatura, pulso e pressão arterial. Um oxímetro de pulso (para medir o nível de saturação de oxigênio do sangue) pode ser colocado em seu dedo, orelha ou um dedo do pé, e eletrocardiógrafo (ECG) de gravação de patches será colocado em seu peito para monitorar seus batimentos cardíacos. Você será solicitado a deitar-se de lado em uma mesa de exame, com a parte inferior de seu corpo coberto por um lençol. Como o seu médico direciona, você pode ser solicitado a levantar um ou ambos os joelhos até seu peito. Você vai ser dada medicação que irá levemente sedar você, e ajudar seu médico a inserir um lubrificado, flexível colonoscópio em seu reto e, quando necessário, a bomba de uma pequena quantidade de ar através do colonoscópio para abrir seu intestinal passagem para uma visão mais clara. O seu médico pode também dar uma amostra de fezes ou biópsia de dentro do seu intestino.

Acompanhamento

Após a colonoscopia é feito, você pode se vestir. No entanto, porque você ainda pode sentir sonolência da medicação, um amigo ou membro da família deve ajudar a chegar a casa. Você pode passar o gás que foi bombeado para dentro do intestino durante o exame.

Você pode retornar a sua dieta normal sempre que quiser. Se o seu médico lhe tomaram uma amostra de fezes ou biópsia durante o exame, volte em alguns dias para os resultados.

Riscos

Em cerca de 1 a 3 em cada 1000 colonoscopias, uma complicação séria irá ocorrer. Isso pode incluir sangramento intenso ou de uma punção ou lesão da parede do intestino.

Quando Chamar um Profissional

Contacte o seu médico imediatamente se você ver sangramento retal após a colonoscopia ou se você sentir sensação de desmaio, tonturas ou falta de ar ou ter palpitações. Também chame o seu médico se você tem náuseas, vômitos, cólicas ou qualquer outro tipo de dor abdominal ou se desenvolver febre, calafrios, dores de cabeça ou dores musculares.

Informações Adicionais

A American Cancer Society (ACS)
1599 Clifton Road, NE
Atlanta, GA 30329-4251
Ligação Gratuita: 1-800-227-2345
http://www.cancer.org/

Instituto nacional do Câncer (NCI)
U.S. National Institutes of Health
Consultas Públicas Office
A construção de 31 de Quarto, 10A03
31 Centro de Unidade, MSC 8322
Bethesda, MD 20892-2580
Telefone: 301-435-3848
Ligação Gratuita: 1-800-422-6237
TTY: 1-800-332-8615
http://www.nci.nih.gov/

Conteúdos médicos revisados pelo corpo Docente da Escola de Medicina de Harvard. Direitos autorais pela Universidade de Harvard. Todos os direitos reservados. Utilizada com a permissão da StayWell.

Leave a Reply